Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Senecio langei Malme VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie não é endêmica do Brasil, com distribuição restrita (EOO=12.089,37 km²) aos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Todas as localidades de coleta foram consideradas situações de ameaça, somando três no total. A AOO da espécie sofre com a exploração madeireira, queimadas, agricultura e ocupação desordenada, que a tornam severamente fragmentada e causam, consequentemente, o declínio continuado da EOO, AOO, qualidade do habitat e do número de indivíduos maduros.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senecio langei Malme;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre no Paraná, Santa Catarina e São Paulo (Teles, 2012).

Ecologia

Subarbusto ramificado, perene, que habita áreas florestais e campestres em altitude elevada. Fértil de agosto a abril, polinizada por insetos e dispersada pelo vento (Teles, 2008).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes A Floresta OmbrófilaMista (Floresta de Araucária), floresta típica da Região Sul do Brasil ,apresentava uma área de distribuição original situada entre 200.000 a 250.000km². Atualmente os remanescentes florestais não perfazem mais do que 1% da áreaoriginal, e suas espécies arbóreas estão relacionadas na lista oficial deespécies da flora brasileira ameaçadas de extinção (Medeiros et al.,2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Em perigo" (EN) pela Lista Vermelha da flora ameaçada de extinção do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: Um aspecto que ressalta a criticidade da Floresta Ombrófila Mista é acarência de espaços legalmente protegidos, sob a forma de unidades deconservação, na sua área de ocorrência original. Face ao intenso processo de degradaçãoflorestal observado, a implantação de unidades de conservação (SNUC) de proteçãointegral se insurge como estratégia inadiável (Medeiros et al., 2005).

Referências

- TELES, A.M. Contribuição ao estudo taxonômico da tribo Astereae no Brasil e Senecioneae (Asteraceae) no estado de Minas Gerais. Rev. Biol. Neotrop., v. 5, n. 1, p. 71-72, 2008.

- TELES, A.M. Senecio in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB025261>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- MEDEIROS, J.D.D.; SAVI, M.; BRITO, B.F.A. Seleção de áreas para criação de Unidades de Conservação na Floresta Ombrófila Mista. Biotemas, v. 18, n. 2, p. 33-50, 2005.

Como citar

CNCFlora. Senecio langei in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Senecio langei>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 15:10:47